quarta-feira, 16 de maio de 2012

Atividades: Ponto Máximo, Ponto Mínimo, Crescimento e Decrescimento da função Quadrática

1.Dada a função f(x) = -x2 + 6x – 10
a) o valor máximo atingido por y.
b) determine se a função é crescente ou decrescente
c) esboce o gráfico
Solução: para a = -1   b = +6   c = -10
∆= b2 – 4.a.c → ∆= (6)2 – 4.(-1).(-10)  → ∆= 36 – 40 → ∆= – 4
yv = - ∆ / 4a → yv = - (-4/4(-1)) → yv = -1
xv = - b / 2a → xv = - (6/2(-1)) → xv =  3
a)      Como a < 0, a parábola tem concavidade para baixo, portanto o valor máximo atingido será: yv =  -1
b)     Como a < 0, a função é crescente para x < xv, ou para x (-∞,3]



2. Dada a função f(x) = x2 -8x +12
a) o valor mínimo atingido por y.
b) determine se a função é crescente ou decrescente
c) esboce o gráfico
Solução: para a = +1   b = -8   c = 12
∆= b2 – 4.a.c → ∆= (-8)2 – 4.(1).(12)  → ∆= 64 – 48 → ∆= 16
yv = - ∆ / 4a → yv = - (16/4(1)) → yv =  -4
xv = - b / 2a → xv = - (8/2(1)) → xv =  -4
a)      Como a < 0, a parábola tem concavidade para baixo, portanto o valor máximo atingido será: yv =  -4
b)     Como a >0, a função é crescente para x < xv, ou para x [-4, +-∞)



2 comentários:

  1. A função quadrática tem intervalo de crescimento e decrescimento. Determinar se é crescente ou decrescente não faz sentido. A pergunta seria em qual intervalo ela é decrescente. E em qual intervalo ela é crescente?

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